domingo, 1 de fevereiro de 2009

Harmonia do Samba investe em novo projeto musical

MANAUS - O carisma e o rebolado que contagiam fãs do Brasil inteiro são marcas de Xanddy, líder do grupo Harmonia do Samba, que estará de volta a Manaus. A banda é uma das atrações do Bloco Leva Eu, que acontece no dia 1º de fevereiro, a partir das 18h, no Sambódromo
Xanddy esteve no Samba Manaus, em setembro do ano passado, encerrando o evento com o tradicional ‘café da manhã com samba’. Apesar do carnaval, o grupo agora investe no novo projeto de carreira, o CD/DVD ‘Harmonia Romântico ao Vivo’. O álbum, gravado ao vivo em São Paulo em setembro, já foi editado pela gravadora e deve chegar às lojas em fevereiro.

“Nós atendemos aos pedidos dos fãs. Reunimos as melhores canções românticas tocadas pelo Harmonia e fizemos este trabalho, que tem cara de acústico”, afirmou Xanddy. O show teve a participação dos cantores Cláudia Leitte, Ademar de Campos e do grupo de pagode Exaltasamba.



O grande sucesso do novo álbum é a música ‘Uma Chance’, composta por Xanddy e pelo irmão, o compositor Jackson Oliveira. Músicas que já tinham uma história na banda, mas ainda não haviam sido gravadas oficialmente, também entraram no CD/DVD. É o caso da canção ‘Primeiro Beijo’, composta por Xanddy e gravada por outros grupos de Salvador, e ‘Excesso de Amor’, uma composição de Bimba, integrante do Harmonia do Samba.

Lançamento

Mesmo sendo um trabalho inédito na carreira, Xanddy afirmou que o projeto ‘Harmonia Romântico ao Vivo’ ficará guardado até passar o carnaval. A intenção é preparar a banda para tocar nos trios elétricos e bandas, dando prioridade aos repertórios de pagode-pop, axé baiano e muita swingueira, característicos do Harmonia. E se depender do público de Manaus no Bloco Leva Eu, disse Xanddy, a música ‘Uma Chance’ vai ser tocada no trio.

O Harmonia do Samba já tem dez anos de carreira, nove CD’s, dois DVD’s, vendeu mais 2,5 milhões de cópias, faz cerca de 150 shows por ano, incluindo apresentações na Europa, Japão e África. Na entrevista, ele fala do novo trabalho, da atuação como cantor e compositor, do carnaval e de projetos para 2009.

Como surgiu a idéia de fazer o CD/DVD Harmonia Romântico ao Vivo?
Há uns quatro ou cinco anos, os fãs vinham pedindo que nós fizéssemos um CD só de canções românticas. Nós temos uma veia romântica, pois em cada álbum gravado, temos duas ou três faixas com esse ritmo. Gravamos, então, o décimo álbum da carreira do Harmonia. Escolhemos a edição número 10 justamente para ser um marco na nossa história e também ser um trabalho comemorativo. Isso significa que é algo especial, um presente, pois nunca deixaremos de ser uma banda baiana que toca músicas dançantes e alegres, agregando um mix de ritmos.

E como foi fazer um CD/ DVD só canções românticas, visto que o grupo é conhecido pelo ritmo quente e swingado da Bahia?

Foi um desafio para nós, porque reunimos músicas que são parte da trajetória do Harmonia e outras que compomos, mas nunca gravamos. Um grande material foi reunido, mas ficamos de coração partido ao dispensar algumas letras por falta de espaço no projeto. Algumas músicas, principalmente a ‘Uma Chance’, está no ranking das mais tocadas nas rádios. O resultado está sendo bom.

Ela vai ser tocada no Bloco Leva Eu?
Se a galera pedir, vamos tocar. O público de Manaus merece o nosso carinho, porque nos recebe com muito calor humano e respeito. Minha esposa, Carla Perez, foi comigo ao Samba Manaus e adorou a receptividade das pessoas. Tem aquela música ‘Tem que ser você’, sucesso na voz do Victor e Léo, fizemos um swingadozinho dela e vamos tocar também.

Como vai ser conciliar a fase romântica com o carnaval?
Por enquanto, vamos deixar o projeto guardado e priorizar o carnaval que vem aí. Estamos preparando um repertório quente, contagiante, alegre e com swingado baiano de sempre. A gente está sempre inovando, mas muita coisa que a gente faz no trio elétrico é de improviso. O público de Manaus pode esperar o melhor do Harmonia do Samba. Vocês merecem. Vamos balançar aquele sambódromo.

E quanto ao bloco ‘Meu e Seu’, como estão os ensaios?
É o bloco de carnaval do Harmonia do Samba. Estamos levando mais de quatro mil foliões para os ensaios. Ainda temos mais seis ensaios até o carnaval. Vamos nos apresentar na domingo, segunda e terça-feira de carnaval, no circuito Barra Ondina, em Salvador. Encontro lá gente de todo o Brasil, inclusive de Manaus.

Planos para 2009?
Vamos dar continuidade ao Harmonia Romântico ao Vivo, mas no segundo semestre vamos iniciar a gravação de um novo álbum, desta vez, só de swingueira, pagode-pop e axé baiano, que é muito a cara do Harmonia do Samba


Fonte: Portal Amazônia

Nenhum comentário: